Atendimento:
(18) 3654-2210
Sobre o Grupo de Humanização

GRUPO DE TRABALHO HUMANIZADO - GTH

 

O Grupo de Trabalho Humanizado da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis (GTH) foi criado em 2009 com o objetivo de agregar e potencializar ações de humanização no hospital. O GTH tem como competência, elaborar, traçar diretrizes e aprovar o plano operativo para as ações de humanização do hospital, além de examinar propostas e denúncias sobre assuntos pertinentes às relações interpessoais no hospital, estimular a participação da comunidade e de entidades da sociedade civil nas ações de humanização, promover a participação do hospital na rede nacional de humanização, ou seja, de forma integrada contribuir para a mudança do padrão de assistência ao usuário a curto, médio e longo prazo.

 

DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DO GTH

 

Os projetos e ações desenvolvidos pelo GTH são baseados nas seguintes diretrizes:

a)      Humanizar o atendimento ao paciente contribuindo para sua recuperação, de forma a minimizar o sofrimento provocado pela hospitalização, em níveis compatíveis com a sua dignidade humana e seus direitos sociais;

b)      Humanizar as condições de trabalho do profissional de saúde;

c)      Estabelecer prioridades no foco das ações de humanização do hospital, levando em consideração as necessidades mais prementes;

d)     Criar e vitalizar as redes internas de comunicação (informativos, caixa de sugestões, Ouvidoria, pesquisas de satisfação e outros);

e)      Estimular a participação efetiva das chefias e formadores de opinião no processo de humanização;

f)       Pactuar com as unidades priorizadas, a implementação das ações de humanização;

g)      Desenvolver ações de educação permanente, com foco nos aspectos subjetivos da relação profissional/usuário, fomentando mudanças culturais.

 

O grupo vem trabalhando nessa nova vertente de atenção a saúde, aliado a proposta da Política Nacional de Humanização e suas diretrizes, assim como desenvolver ações de educação permanente no hospital, o GTH tem sido um forte parceiro para a qualificação profissional, aperfeiçoando os recursos humanos e desenvolvendo ações em parceria com a Rede de Atenção Básica e hospital para humanização do atendimento aos pacientes e familiares envolvidos no processo de saúde e doença.  

Também faz parte do planejamento do GTH trabalhar com ações específicas na UTI do Hospital. Algumas ações já vêm sendo desenvolvidas como, por exemplo, o apoio psicológico aos pacientes e seus familiares dessa unidade.

A Santa Casa de Penápolis, hoje tem parcerias sólidas com as instituições de ensino superior que ofertam cursos de Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia, com isso contamos com envolvimento de estagiários que buscam desenvolver projetos em benefício aos usuários e colaboradores.

Outro ponto positivo nesse trabalho é a construção de parcerias com grupos de voluntários como os Doutores do Coração que tem como proposta a amenização das angústias e ansiedades envolvidas no processo de hospitalização.





Copyritght 2013 - Santa Casa de Penápolis - Todos os direitos Reservados
Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Penápolis